domingo, 26 de maio de 2013

Biografia de Cástor Cartelle

     Nascido na Galícia, Espanha, veio para o Brasil aida jovem e tornou-se cidadão brasileiro. Licenciado em letras clássicas, filosofia e ciências naturais, é mestre em geociências e doutor em ciências. Paleontólogo, responsável por importantes descobertas, foi idealizador e fundador do Museu   
de Ciências Naturais da PUC Minas, que conta com atualmente com 70 mil peças.
     Sua paixão pela paleontologia não fascinou somente a ele. Um documentário sobre sua vida e descobertas está sendo produzido na França e já se encontra em fase final.
      Professor aposendo da Universidade Federal de Minas Gerais ainda continua com suas aulas no curso de biologia da PUC, embora considere que ser perquisador é que dá a ele maior prazer.
       Cartelle escreve livros infantis. O primeiro Os mamíferos do pleistoceno foi patrocinado pela Acesita e ele pretente reformulá-lo em breve. Sua segunda publicação Os meninos da planície foi adotado em várias escolas e está prestes a virar filme de animação. Sua terceira e última obra, considerada por ele a melhor de todas, está sendo avaliada pelas editoras.
       Dentre seus projetos está um museu de arte popular de imagens barrocas do século XIX, uma publicação sobre os vertebrados de Minas Gerais.

Um comentário:

  1. Me llamo Valeriano de la Cruz Mañanes. Me permito preguntarle: ¿Es Vd. el mismo 'Castor Cartelle' que coincidió veinte días conmigo en Niembro de Llanes (Asturias) en el verano de 1968?
    En cualquier caso, un cordial saludo.
    Mi correo es: valecruzma@gmail.com

    ResponderExcluir